Buscar
  • Leef Tecnologia em Negócios

Conheça o Microsoft Azure

A nuvem da Microsoft




Definição de nuvem (Cloud):


Cloud é uma tecnologia que usa a conectividade e a grande escala da Internet para hospedar os mais variados recursos, programas e informações. Dessa forma, a computação em nuvem permite que o usuário os acesse por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular e de qualquer lugar, ou seja um mundo de informação na palma de sua mão, isso sem a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local.

Serviços online que não exigem o download, instalação e acesso de qualquer tipo de software ou arquivo no seu computador. Você só precisa de um navegador e uma boa conexão com a internet para usá-los.


O Cloud serve como uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem depende de recursos tecnológicos em nível pessoal ou profissional sem necessitar de todo uma lista de maquinas para se ter acesso a informação, garantido privacidade prevenindo invasões e segurança de perder dados quando um hardware sofre alguma avaria.


Algumas vantagens do Azure:


  • Redução de custos com infraestrutura: uma vez que elimina os gastos de capital com compras de hardware e software, instalação e manutenção;

  • Economia do espaço: dado que os recursos permanecem armazenados online;

  • Centralização da informação: impedindo que todos os dados sejam mantidos em diferentes programas, com diferentes tipos de formulários de autenticação e acesso;

  • Adaptação às suas necessidades: graças ao poder de elasticidade que fornece a quantidade ideal de recursos, armazenamento e processamento;

  • Trabalho remoto: funcionários da empresa podem acessar todos os dados através de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à Internet.

  • Segurança.

  • Atualizações automáticas de servidor.

  • Backups.

Em meio a tantos benefícios, a computação em nuvem se tornou a escolha preferida de muitas empresas e usuários em geral. Não em vão, praticamente tudo o que consumimos atualmente na Internet – redes sociais, armazenamento de arquivos, streaming de vídeo e música – vem de aplicativos e serviços hospedados na nuvem.


Entenda como funciona:


A computação em nuvem usa um servidor remoto para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Um servidor remoto armazena todos os dados e programas de que você precisa e pode estar no seu próprio país ou do outro lado do mundo, por exemplo, no Japão, na Leef somos, parceiros Silver da Microsoft e dispomos de três servidores espalhados ao arredor do planeta, garantindo a máxima segurança dos dados. Você pode acessá-los on-line, de qualquer lugar.


Importante salientar que existem três tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido. Se você tem uma empresa e planeja usar um serviço na nuvem, tenha em mente que a escolha dependerá de fatores relacionados a custo, disponibilidade, desempenho e expectativas.


  1. Nuvem pública: Fornecidos por terceiros e disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que deseje contratá-los. Nesse modelo, o cliente é responsável pelo que será enviado para a nuvem. Na nuvem pública, tudo está disponível na web e compartilhado entre vários usuários que o usam simultaneamente, mas separadamente, este modelo costuma ser mais barato.

  2. Nuvem privada: A empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso restrito a usuários selecionados. Em geral, a nuvem privada é usada por organizações que devem seguir certos regulamentos e regras específicas sobre segurança e privacidade de dados e informações, como é o caso de algumas instituições financeiras e governamentais.

  3. Nuvem híbrida: É a combinação que permite compartilhar dados e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados. Assim, de acordo com a necessidade e a estratégia do negócio, alguns recursos são utilizados de forma privada, outros são utilizados publicamente ou estão ligados por meio de tecnologias.


Por fim, concluímos que a computação em nuvem é uma necessidade cada vez mais evidente, mas você sabia que a Leef pode te ajudar implementar o Cloud da Microsoft?

A Leef é parceira Microsoft Silver e tem vários clientes que economizaram fazendo projetos de Cloud com a gente, nossa consultoria especializada vai poder te ajudar a avaliar atual cenário o que é possível fazer para ir para a nuvem de forma consciente e principalmente sem dependência com seu fornecedor.

Aliás, auxiliar nosso cliente para que ele não fique amarrado ao seu fornecedor Cloud é um dos principais cuidados a se atentar.




0 visualização

©2019 por Leef Tecnologia em Negócios - Porto Alegre / RS